FLUXO DE CAIXA, AUMENTÁ-LO É A JOIA DA COROA


A pessoa para subsistir depende de 2 coisas.  De sua vida espiritual, crenças, estudos e de sua vida material, subsistência, produzir riquezas.

Continuando com sua vida material, o ser humano precisa produzir riquezas para sobreviver conjugando os verbos Consumir, Trabalhar e Investir.  Aqui é utilizada a Teoria do Completo, mas não se entrará em detalhes na sua aplicação por não ser ainda homologada pelas entidades competentes.

Consumir depende da Economia, onde o preço se gera pela lei da oferta e da demanda do produto.  Aqui ao consumir, a riqueza do indivíduo diminui.

Trabalhar depende também da Economia, onde os preços, neste caso salários, dependem também da lei da oferta e demanda de empregos.  Aqui ao trabalhar, a riqueza do indivíduo aumenta.

E finalmente Investir depende das Finanças, onde o preço depende do valor intrínseco do produto investido.  Aqui ao investir, a riqueza do indivíduo tanto pode aumentar como pode diminuir.

Em base ao parágrafo anterior podemos demonstrar matematicamente que a segunda coisa mais importante em finanças é avaliar empresas, ou seja, construir um Fluxo de Caixa Futuro (FCF) ou fluxo de caixa esperado da empresa, e usar uma Taxa de Juros equivalente ao risco da empresa no mercado em que opera, com o propósito de calcular a somatória dos Valores Presentes desse fluxo de caixa, descontado a essa taxa de juros.

O bom senso agora nos permite deduzir que a primeira coisa mais importante em Finanças Corporativas deve ser AUMENTAR esse FCF.  E isto é um postulado. Não é necessária sua demonstração.

Como existem dois tipos de empresas, as que estão bem e as que andam mal, podemos chegar aos seguintes serviços a oferecer
:

  1. Avaliar empresas.
  2. Aumentar o FCF das empresas que andam bem. Chama-se de Progresso ou Melhora de empresas.
  3. Aumentar o FCF das empresas que estão mal. Chama-se de Recuperação de empresas.

É por este resultado que na Leitura Dinámica da Home Page estamos oferecendo esses 3 serviços no lado direito da página.

_____________________________________________________________________________________________ 

Isaac Hayon Sasson é Engenheiro Mecânico, Executive MBA, especializado em Finanças Corporativas, e consultor nas áreas de avaliação de empresas, projetos de engenharia, construção de fábricas e recuperação de empresas.

E-mail :  isaach@sti.com.br   Portal :  www.valordeempresa.com

"O Fluxo de Caixa depende das decisões diárias que toma o pessoal da empresa, diretivos e empregados"